Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 10 de junho de 2011

MICHAEL J. FOX, O ETERNO ADOLESCENTE, COMPLETA 50 ANOS




 Michael J. Fox, o eterno adolescente da famosa trilogia «Regresso ao Futuro», completa 50 anos esta quinta-feira, praticamente longe das câmaras do cinema e da televisão devido à sua luta contra a doença de Parkinson, apesar de não hesitar em dar a cara esporadicamente em projectos do seu interesse.



Fox interpretou o personagem em três filmes realizados por Robert Zemeckis e tornou-se um dos grandes ícones cinematográficos para toda uma geração, ao lado do seu fiel Doc, o delirante cientista vivido por Christopher Lloyd.

O primeiro «Regresso ao Futuro» estreou em 1985, recebeu quatro nomeações aos Óscares (ganhou o de Edição de Som) e arrecadou cerca de 400 milhões de dólares. No filme, o adolescente Marty (Fox), típico jovem americano dos anos 1980, viajava ao passado até 1955, onde tinha de garantir que os seus pais se conhecessem e se apaixonassem.

Com a ajuda do Doc, o jovem usou uma máquina do tempo em forma de automóvel - o DeLorean -, alimentado por plutónio e cujo componente principal era um «condensador de fluxo».

O segundo e terceiro filmes da saga, com menos impacto nas bilheteiras, foram rodados de forma consecutiva e enviavam McFly de novo na máquina do tempo, primeiro até ao ano 2015 (quando descobria que a sua família estava em crise) para depois retroceder até 1885 numa aventura pelo Velho Oeste para evitar a morte de Doc.

O personagem transformou Fox numa estrela de Hollywood. Uma fama em grande escala que chegou de forma inesperada, já que nas primeiras cinco semanas de filmagem, outro actor interpretava o papel principal: Eric Stolz.

Zemeckis e Steven Spielberg, produtor executivo do filme, chegaram à conclusão que o Stolz não era exactamente o que queriam, nem o tipo de humor do personagem, e decidiram começar tudo do zero, com outro actor, agora com o próprio Fox.

Tal iniciativa mudou a vida de Fox. Este canadiano, baixinho para os padrões de Hollywood (1,64 metros), mudou para Los Angeles (Califórnia) depois de fazer algumas pontas em projectos de televisão no seu país, e após um tempo recebeu a oferta de interpretar Alex Keaton na série de comédia «Family Ties», que recebeu três prémios Emmy entre 1986 e 1989 e um Globo de Ouro.

Essa foi a porta de entrada que comprovou que o actor era capaz de protagonizar «Regresso ao Futuro».

Após ser diagnosticado com Parkinson em 1991, o actor decidiu afastar-se das câmaras permanentemente. Em 1998, submeteu-se a uma operação cirúrgica no cérebro para reduzir os tremores que sofria, e um ano depois anunciou oficialmente a sua doença quando os sintomas eram evidentes.

Desde então, o público pode desfrutar da sua voz nas versões originais de «Stuart Little» (1999) e das duas sequelas, assim como das suas aparições especiais em séries como «Scrubs», «Boston Legal», «Rescue Me» e «The Good Wife».

A 27 de Maio, foi agraciado com a Ordem do Canadá, a máxima condecoração do país, em reconhecimento pela sua luta contra a doença de Parkinson, enquanto a sua fundação Michael J. Fox, focada na pesquisa da doença, arrecadou 225 milhões de dólares para pesquisar uma cura para a doença.

Nenhum comentário: