Reagir à música como se esta fosse um medicamento, eis o segredo da musicoterapia, uma terapêutica em rápido crescimento, não fossem os seus processos 100% naturais e sem efeitos secundários. The sound of music… descubra os seus poderes! A musicoterapia procura desenvolver potencialidades e/ou restaurar as funções de um indivíduo para que este possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento.
*Uma história com ritmo *Musicoterapeuta, a profissão *Música para quem? *Ouvir música dá saúde... como? *Estudos interessantes [Leia +]
Tal como na água (presumindo-se que o corpo tem 60% de água), o corpo humano também não tem uma boa reação a certas músicas. Ritmos muito marcados como o samba e funk, ou dissonantes como o Rock, exercem efeitos dispersivos e perturbadores, além de alterar todo o organismo como: pressão arterial, metabolismo, sistema imunológico, entre outros.
Estudos realizados na Academia Francesa de Medicina apontam que ruídos fortes são responsáveis por cerca de um terço das depressões e grande parte de doenças orgânicas, além de causarem cerca de 11% dos acidentes de trabalho.
O ouvido humano está preparado a resistir a ruídos por pouco tempo. Depois de uma hora de audição de sons acima de 100 decibéis (nível de ruído de caminhão, uma discoteca tem em média 120 decibéis) o sistema nervoso necessita de 40 horas para se recuperar do trauma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário