Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

País faz primeira cirurgia pouco invasiva para tratar doença cardíaca rara

Gustavo Menegacio dos Santos, 2, em sua casa em Colombo, Paráná
Gustavo Menegacio dos Santos, 2, em sua casa em Colombo, Paráná
 
MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO

Foi realizado, pela primeira vez no país, um procedimento não invasivo, por cateterismo, para tratar uma doença chamada túnel aorta-ventrículo direito.
O Brasil é o segundo país a usar o cateterismo para tratar a doença --outra criança recebeu o mesmo tratamento na Índia, no ano passado.
O procedimento foi feito em dezembro de 2010 em uma criança de um ano e quatro meses em Curitiba e foi apresentado neste ano nos congressos brasileiros de hemodinânica e cardiologia.
Theo Marques/Folhapress   
O túnel é uma abertura entre a artéria aorta e uma cavidade do coração. Isso aumenta o fluxo de sangue para o ventrículo direito. A longo prazo, causa insuficiência cardíaca, pressão alta e atraso no desenvolvimento físico.
A doença congênita é rara --há apenas 11 casos confirmados na literatura médica, todos em crianças. Dez foram tratadas com cirurgia aberta, e quatro delas morreram.
Na técnica não invasiva um cateter é inserido na virilha e vai ao coração. Dentro do cateter há um plugue, que, como uma rolha, fecha o furo.(...) segue

Dê um clique no link abaixo e veja a matéria na integra:


Fonte : Folha.com - Equilíbrio e Saúde

Nenhum comentário: