Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Técnica de estimulação do cérebro pode reverter efeitos do Mal de Alzheimer

Uma equipe de cientistas da University of Toronto, no Canadá, deram o primeiro passo para a utilização de uma técnica que talvez possa fazer algo tido como impossível: reverter o Mal de Alzheimer. Até o desenvolvimento de tal estudo, acreditava-se que o encolhimento do cérebro, a deterioração de suas funções e a perda de memória, condições associadas ao Mal, eram irreversíveis.

Região associada à memória que foi estimulada 
voltou a crescer
Os cientistas canadenses estão fazendo uso de uma técnica conhecida como Estimulação Cerebral Profunda (ECP), que envolve a aplicação de eletricidade em certas regiões do cérebro. A técnica já foi testada e em dois pacientes, a área do cérebro associada à memória parou de ser deteriorada e voltou a crescer.

No entanto, não se sabe ainda com precisão como a técnica funciona. Milhares de pacientes com Mal de Parkinson já foram tratados com ECP. A teoria é de que no Mal de Parkinson, as células do cérebro ficam presas em um padrão de descargas elétricas seguidas por silêncios e, depois, novas descargas. A estimulação contínua e em alta frequência perturbaria esse ritmo, provocando as melhoras.

Nenhum comentário: