Visualizações de página do mês passado

domingo, 11 de novembro de 2012

Nova pesquisa de Miguel Nicolelis faz macaco movimentar e sentir braço virtual apenas com a mente - Ciência - Notícia - VEJA.com

Mais uma etapa do ambicioso projeto Walk Again, coordenado pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que pretende criar uma veste robótica capaz de fazer um tetraplégico voltar a andar, foi revelada nesta quarta-feira. Em estudo publicado na edição online da revista Nature, Nicolelis e sua equipe relatam a experiência em que fizeram um macaco controlar um braço virtual usando apenas o pensamento. Mas a pesquisa foi além: o macaco recebeu de volta sinais táteis, como se o braço virtual pudesse sentir a textura dos objetos de verdade, feito inédito na história da ciência.

Saiba mais

INTERFACE CÉREBRO-MÁQUINA-CÉREBRO
São sensores capazes de captar a atividade elétrica dos neurônios, decodificá-la, remetê-la a artefatos robóticos e depois de volta para o cérebro por meio de sinais visuais, táteis ou elétricos. Na prática, as ICMCs transformam os pensamentos em comandos digitais que as máquinas podem entender.


A pesquisa abre caminho para que em um futuro breve, como querem Nicolelis e sua equipe na universidade de Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto de Neurociências de Natal, no Brasil, um tetraplégico possa voltar a andar usando um equipamento robótico. Fanático pelo Palmeiras, o cientista brasileiro tem como meta fazer uma pessoa usando a veste dar o pontapé inicial no jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.
 
Leia mais acessando o link abaixo

Fonte : Nova pesquisa de Miguel Nicolelis faz macaco movimentar e sentir braço virtual apenas com a mente - Ciência - Notícia - VEJA.com

Nenhum comentário: