Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

G1 - Temperatura do planeta subirá entre 0,3 e 4,8ºC no século XXI - notícias em Mundo

ESTOCOLMO, 27 Set 2013 (AFP) - A temperatura do planeta subirá entre 0,3 e 4,8 graus no século XXI e o nível do mar aumentará consideravelmente, afirma o relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que destaca a responsabilidade do homem.
O organismo também prevê que o nível do mar deve subir entre 26 e 82 centímetros até 2100 e ressalta que está cada vez mais clara a responsabilidade do homem na mudança climática.
O IPCC considera agora 'extremamente provável' que a influência humana seja a principal causa do aquecimento global observado desde medos do século XX. Os especialistas calculam esta certeza em 95%, contra 90% do relatório anterior de 2007.
O relatório, de 30 páginas, é uma síntese de mais de 9.000 estudos científicos publicados e foi ratificado por 110 governos representados em Estocolmo.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, agradeceu ao IPCC por sua 'avaliação regular e imparcial' da mudança climática.
'Este novo relatório será essencial para os governos que trabalham para alcançar acordos ambiciosos e legalmente vinculantes sobre a mudança climática em 2015', completou Ban, em um discurso exibido por vídeo durante a entrevista coletiva de apresentação do texto.
O secretário de Estado americano, John Kerry, pediu nesta sexta-feira à comunidade internacional uma ação forte e uma cooperação maior.
'Se já existiu um tema que pediu mais cooperação, parceria e compromisso diplomático, é este', afirma Kerry em um comunicado.

Fonte : G1 - Temperatura do planeta subirá entre 0,3 e 4,8ºC no século XXI - notícias em Mundo

Nenhum comentário: