Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cirurgia de redução dos sintomas do Parkinson é realizada no Acre

“Quando fui acometido pelo mal de Parkinson, pensei que não tinha tratamento para essa doença nem sonhava em tratá-la no Acre”, relata o aposentado Elidiu Pinheiro, o primeiro paciente do Estado a realizar a cirurgia de redução dos sintomas da doença no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.
De acordo com o neurocirurgião André Motta, neste ano foram feitas duas cirurgias para amenizar os sintomas do Parkinson, que provocam os constantes tremores nas mãos e em partes do corpo.
O primeiro a realizar a cirurgia, em fevereiro deste ano, Elidiu faz questão de relatar: “Hoje, graças a Deus, e em especial ao doutor Motta e toda a equipe médica do HC, estou quase curado, pois não tenho mais aqueles constantes tremores nas mãos”.
A cirurgia
Para a realização desse novo procedimento médico, destinado a tratar pacientes com o mal de Parkinson, o governo do Estado faz parceria com o Instituto de Neurocirurgia da Amazônia Ocidental, que dispõe de profissionais para o procedimento cirúrgico de alta complexidade, além de equipamentos avançados, que oferecem baixo risco para o paciente.
“A cirurgia leva pouco mais de duas horas. Fazemos pequenas lesões no globo pálido do cérebro, região envolvida com a origem dos sintomas da doença, para localizar o acesso preciso às profundas estruturas intracranianas. Depois da cirurgia, os efeitos são imediatos, ou seja, o indivíduo não apresenta mais os tremores que a doença provoca”, explicou o neurocirurgião.
Fonte : Cirurgia de redução dos sintomas do Parkinson é realizada no Acre

Nenhum comentário: