Visualizações de página do mês passado

sábado, 27 de junho de 2009

Meditação high-tech

Leonardo Mascaro
Apontado como o pioneiro no que se entende por neurofeedback no Brasil, o psicólogo Leonardo Mascaro vem obtendo expressivos resultados clínicos com o auxílio de modernas tecnologias aliadas a técnicas de meditação

Por Fernando Savaglia Fotos: Fabio Hurpia



As últimas duas décadas foram extremamente férteis no que diz respeito às descobertas sobre o funcionamento do mais complexo sistema de processamento integrado de dados da natureza: o cérebro humano.

Seja no que se refere à sua fisiologia ou anatomia, a Neurociência vem se beneficiando cada vez mais de modernas tecnologias em busca desse entendimento.

Na prática, esses avanços permitiram a psiquiatras e psicoterapeutas atualizarem abordagens clínicas, abrindo uma nova gama de possibilidades na busca de como conter as psicopatologias.

Autor do livro A arquitetura do eu – Psicoterapia, meditação e exercícios para o cérebro e criador do primeiro sistema de Psicoterapia baseado em treinamento neurológico no mundo – a Neuropsicoterapia – o psicólogo Mascaro Mascaro vem obtendo expressivos resultados agregando à sua prática clínica treinamentos por meio de neurofeedback. Seu objetivo é resgatar e normalizar as atividades elétricas do cérebro a partir da normalização das frequências e amplitudes das ondas de transmissão (Delta, Theta, Alfa e Beta) geradas no córtex cerebral.

Utilizando modernas tecnologias, como filtros digitais para detectar padrões patológicos, o trabalho do psicólogo pós-graduado pelo Núcleo de Neurociências e Comportamento da Universidade de São Paulo (USP) pode ser considerado pioneiro no Brasil no campo de neurofeedback. A tecnologia empregada em suas pesquisas e atendimentos vem comprovando também, de maneira categórica, os benefícios que a meditação é capaz de provocar na fisiologia e no psiquismo das pessoas.

Fonte Portal Ciencia e Vida

Nenhum comentário: