Visualizações de página do mês passado

sábado, 27 de junho de 2009

Tratamentos milagrosos...

Encontrei esta semana na Internet alguns sites que prometem a cura do Mal de Parkinson através de “chás e remédios ditos naturais, e outras práticas caseiras”. É lastimável a falta de informação sobre a DP, que por ora não tem cura. Dizer que há remédios, alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos, ou ditos naturais ou as chamadas práticas caseiras, capazes de curar a doença de Parkinson é, sobretudo, uma temeridade, além de ser afirmação leviana. DP não tem cura, até a presente data.

O que há de real é a possibilidade de ter melhor qualidade de vida com tratamento multidisciplinar:

1. Tratamento fonoaudiológico, [com objetivo do restabelecimento das funções respiratórias, mastigatórias, alterações de fala e de deglutição], para evitar problemas de fala, voz baixa, dicção, soluços, deglutição lenta, causados pela rigidez muscular da face e da garganta; [são apropriados exercícios de fono, aquecimento de voz, aulas de canto/ oficinas de voz/ coral];

2. Acompanhamento psicológico, [tem por meta melhorar as relações por meio da vivência em grupo, aconselhamento, através da comunicação pessoal, grupos de apoio e inclusão social; desenvolver a motivação, auto-estima e melhorar a qualidade de vida]. São indicados trabalhos em grupo, como dança, coral, expressão corporal, manualidades, artesanato, musicoterapia, terapia ocupacional, [contra depressão/ toc/ síndrome do pânico, insônia];

3. Fisioterapeuta/atividade física diária [tem a tarefa de alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adotar procedimentos adequados em certas situações, restauração ao máximo da capacidade funcional,], para fortalecimento da musculatura e aumento de amplitude dos movimentos, a fim de evitar quedas e desequilíbrio e melhorar a marcha. [caminhadas/ tai-chi-chuan/ natação/ hidroterapia ou hidroginástica/ alongamento/ musculação com baixa carga/ pilates são as melhores indicações];

4. nutricionista [para orientar uma dieta adequada, orientando cardápios balanceados,] ou nutrólogo [para avaliação das carências de nutrientes no organismo, prescrição de medicamentos, quando necessárias e orientações nutricionais]. Ambos podem tratar problemas nutricionais, como desnutrição ou transtornos alimentares. É muito importante, verificar as deficiências nutricionais de cada paciente e indicar uma dieta individual de acordo com as necessidades de cada portador [as dietas devem ser personalizadas].

5. Constante acompanhamento neurológico, [para avaliação e acompanhamento do paciente de Parkinson, e indicação da melhor conduta terapêutica para cada paciente].

Falar em cura é ainda prematuro. Sou portadora de Parkinson há onze anos, e tenho estudado a DP nos últimos nove anos. Meu tratamento tem acompanhamento de um médico especialista em nutrologia e medicina biomolecular, desde agosto/2006, com ótimos resultados, e inclui alongamento diários, exercícios de pilates no solo três vezes por semana, oficina de voz e aulas de expressão corporal semanalmente.

Não sou médica, nem profissional da área da saúde e como leiga, portadora de DP, interessada em informação e no tratamento adequado desta doença, tenho como firme propósito repassar aos companheiros portadores de DP, amigos, cuidadores e familiares, algumas de minhas experiências e informações que julgo importantes, e que possa de alguma forma ajudar as pessoas que acompanham meu blog e o blog da ABP, ou que me visitam no orkut.

Apesar das limitações e dificuldades causadas pela doença, a convivência pacífica com a DP é possível, mas requer dedicação do paciente consigo mesmo e um total comprometimento com o tratamento. É possível viver com qualidade e dignidade, mas exige um esforço diário e constante! É preciso ser disciplinado!

Por isso tenho falado com insistência em “TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR” sempre com acompanhamento médico e no perigo da “AUTOMEDICAÇÃO”, chás e promessas milagrosas de cura.

A automedicação é uma conduta enganosa, que pode agravar doenças, mascarar sintomas, ter efeitos colaterais danosos, ou no mínimo, servir para nada.

QUALQUER INTERRUPÇÃO, TROCA DE MEDICAÇÃO OU AINDA REAVALIAÇÃO DE SUAS DOSAGENS DEVEM TER CONTROLE MÉDICO.

Muito cuidado com “tratamentos milagrosos” veiculados na Internet, sem nenhuma comprovação científica.

Poder contar com o apoio da família, cuidadores e amigos é essencial para manter a segurança, conforto, estabilidade emocional necessária para enfrentar a doença. Admiro e respeito os familiares e amigos que não isolam os doentes e cuidam do bem-estar deles com carinho, porque com certeza não é tarefa simples.

Abraços calorosos, *TT.

2 comentários:

Baldoino disse...

Parabéns TT é muito bom termos depoimentos criteriosos a respeito de tudo que esta sendo vinculado pela internet a respeito da cura da doença de Parkinson.
Você falou de maneira clara e objetiva, precisamos tomar muito cuidado com noticias sensacionalistas, elementos inescrupulosos exploram a credibilidade das pesquisas e da ciência e nos deixa confusos e muitas vezes saímos pegando qualquer coisa como uma tabua de salvação.
Acho que a noticia deva ser divulgada para termos o nosso crivo de alerta e denuncia.

Baldoino disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.