Visualizações de página do mês passado

sábado, 27 de junho de 2009

Envelhecer não significa sofrer!

Geriatra aborda a importância de avaliar o idoso de modo integral
Dr André Moschetta
"É possível sim ter alegria, bem estar e qualidade de vida na terceira idade. O Geriatra é o médico especialista nos cuidados dos idosos e na prevenção das doenças mais comuns nessa fase da vida. Através da Medicina Preventiva ele avalia o estado geral de saúde e dá orientações individualizadas sobre a prevenção de doenças cardíacas, pulmonares, osteomusculares, endócrinas e cânceres.
Além disso, para tratar o idoso, é fundamental avaliá-lo de modo integral, ou seja, sua capacidade funcional, órgãos dos sentidos, sono, humor, memória, movimentos, equilíbrio, alimentação, incontinências, dor, atividades no dia-a-dia, suporte sócio-familiar. Também cuida dos pacientes que têm várias doenças ao mesmo tempo em partes diferentes do corpo, como depressão e ansiedade, Alzheimer, Parkinson, osteoporose, artrose, hipertensão, diabetes, incontinência urinária, instabilidade postural e quedas.
Somente conhecendo o idoso como um todo é possível tratar adequadamente de seus problemas médicos. "

O texto é do geriatra André Moschetta. Para mais esclarecimentos, você pode enviar e-mail para moschettageriatria@gmail.com, e também acessar http://pt.wikipedia.org/wiki/Geriatria.

Fonte : Gazete/ Bento Gonçalves

Nenhum comentário: