Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Atividade ao ar livre melhora saúde mental em 5 minutos, diz estudo

Cientistas britânicos analisam efeitos de exercício em 'áreas verdes' sobre humor e auto-estima.

BBC

Apenas cinco minutos de exercícios físicos em uma "área verde", como um parque, por exemplo, podem ser suficientes para melhorar a saúde mental, segundo cientistas britânicos.

Pesquisadores da Universidade de Essex examinaram dados de 1.250 pessoas em dez estudos e encontraram rápidas melhoras no humor e na auto-estima entre aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre.

Eles analisaram atividades distintas, como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, cavalgada e remo, em lugares como parques, jardins, fazendas e reservas naturais.

Ainda segundo a pesquisa, publicada na revista especializada Environmental Science and Technology, o maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens.

Água
De acordo com os cientistas, o maior efeito sobre o bem-estar mental surgia em apenas cinco minutos. Com o passar do tempo, os efeitos positivos continuavam aparentes, mas tinham menor magnitude.

Ainda segundo os pesquisadores, o efeito era ainda maior se o local do exercício também tivesse água, como um lago ou um rio. (...) segue

Fonte : G1 - Ciência e Saúde

2 comentários:

Renata Trugillo disse...

Muito interessante esse artigo e, por experiência própria, os exercícios realizados dentro d'água são excelentes, como natação e hidroginástica.

Um abraço
Renata

Unknown disse...

e se são feitos ao ar livre em contato com a natureza fica potencializados os efeitos.