Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Diabetes é maior causa de amputações no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil são por causa do diabetes.

A perda de um braço, de uma perna, de movimento - poucas tragédias mudam tanto a vida das pessoas quanto uma mutilação. Elas lembram guerras - ou acidentes violentos. Um amputado é quase sempre vítima de um trauma assim.

Mas a maior causa de amputações no Brasil é uma doença previsível e tratável. Os números são assustadores. O alerta é da Sociedade de Diabéticos.

Na sala de fisioterapia, há um jovem engenheiro que foi vítima de um acidente de moto. Já o motorista profissional bateu com o carro. Mas eles são exceções no centro da Associação Brasileira de Reabilitação (ABBR) do Rio de Janeiro.

A maior parte das amputações no Brasil não se deve a acidentes como poderia se imaginar. O número é oficial. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil são por causa do diabetes. Esse número poderia ser bem menor.

São 55 mil amputações por ano no Brasil de pacientes diabéticos. O trauma chega em um momento da vida em que a idade faz a mutilação ficar ainda mais difícil. A aposentada Maria Figueiredo, aos 66 anos, sonha com a possibilidade de usar uma prótese: “Não vejo a hora de poder andar em casa”. (...) segue

Fonte : Bom Dia Brasil

Nenhum comentário: