Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Medidas vocais acústicas na doença de Parkinson: estudo de casos

A voz é uma das manifestações da personalidade humana, compondo a linguagem oral permitindo a dinâmica nas relações interpessoais, sendo essencial para uma comunicação efetiva. Ela é extremamente importante para que o indivíduo possa exercer as mais corriqueiras atividades de vida diária, de lazer e de trabalho, permitindo assim, a expressão de seus sentimentos e ideias .

A comunicação oral é complexa, pois é resultado da interação entre os sistemas nervoso central, respiratório, articulatório e fonatório. Sua produção se faz através do movimento coordenado do ar expiratório e da musculatura intrínseca da laringe, de modo que a produção da voz é oriunda de uma complexa e dinâmica interação entre diversos músculos do corpo.

A partir da complexidade da produção vocal, diversas circunstâncias como a senilidade e patologias como a Doença de Parkinson (DP), podem gerar desarmonia no processo de fonação e, por conseguinte, na comunicação. O processo de envelhecimento vocal ou presbifonia é único para cada indivíduo, sendo resultado da interação de fatores como as condições laríngeas, os aspectos psicológicos, a história de vida, fatores raciais e hereditários 1. Associado à complexidade do tema, estudos apontam que não há uma idade para o início desse processo, ainda que seus efeitos acentuem-se a partir dos 55 anos para o sexo feminino, em virtude da depleção hormonal no climatério e a partir dos 60 anos para homens .

Alguns autores afirmam que vários marcadores vocais da senilidade tornam-se mais evidentes após os 60 anos de idade como as alterações da frequência fundamental, tremor vocal, instabilidade na emissão, redução da tessitura vocal e da velocidade de fala, deterioração da qualidade vocal, aumento da nasalidade, decréscimo dos tempos máximos de fonação (TMF), a intensidade vocal, e da capacidade vital (CV), menor uniformidade e deslocamento dos formantes, aumento de jitter e das pausas articulatórias.

Dentre as patologias associadas à senescência, destaca-se a Doença de Parkinson (DP), cuja estimativa está em torno de 40 milhões de pessoas no mundo com diagnóstico de DP em 2020 crescente. Contudo, no Brasil, não existem estimativas oficiais.

A DP é uma doença neurológica associada à degeneração dos gânglios basais, que são responsáveis pelo início do movimento e pela manutenção dos planos motores que o antecedem . Ela é caracterizada por bradicinesia, tremor de repouso, instabilidade postural, rigidez e alterações na fala, voz e deglutição. (...) segue

Fonte : www.scielo.com.br

Nenhum comentário: