Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudo evidencia a relação entre terapia de hormônios e a incidência de câncer

Os benefícios da terapia hormonal para alívio de sintomas da pré e pós-menopausa são claros, mas o risco de adquirir câncer de mama não pode ser descartado

Patrícia Scalzer - Da Redação Multimídia

Foi divulgado na última semana um estudo realizado pela California Teachers Study, entidade voltada para pesquisa sobre o câncer de mama nos Estados Unidos, que evidencia a relação entre terapia de hormônios e a incidência de câncer de mama em mulheres. O tema é polêmico e divide opiniões. Se por um lado a terapia hormonal pode aumentar a incidência de câncer de mama, por outro, ela traz inúmeros benefícios para mulheres que estão na pré e pós-menopausa.

A oncologista clínica Cíntia Elaine Givigi acredita que a terapia hormonal aumenta o risco de câncer de mama quando o tratamento é feito por mais de três anos. "Eu contra-indico a reposição hormonal, principalmente para aquelas mulheres que já têm algum risco familiar. O fumo e o álcool também podem aumentar o risco da doença porque as substâncias que existem neles são cancerígenas e provocam alterações celulares", explica.

Leia outras notícias no Vida Saudável

Mamografia
O Estudo:

A pesquisa reuniu dados de 2.857 pessoas do sexo feminino, acompanhadas durante quase 10 anos.

Segundo os dados, mulheres que utilizaram a terapia de estrogênio por mais de 15 anos apresentam risco 19% maior de contraírem tumores malignos nos seios na comparação com aquelas que nunca usaram o regime de administração da substância.

O trabalho foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, publicação da associação norte-americana para pesquisas sobre o câncer.
Segundo Cíntia, se for realmente necessário fazer a reposição hormonal, a mulher deve ter o cuidado de fazer o tratamento em um menor tempo possível, porque a cada ano de tratamento o risco de adquirir câncer de mama aumenta.

Para a ginecologista Chiara Musso, a terapia de hormonal oferece mais vantagens que desvantagens para as mulheres. De acordo com ela, a reposição hormonal proporciona mais qualidade de vida e ameniza ou elimina os sintomas da pré e pós- menopausa. "Hoje, existem dados científicos que embasam o uso da reposição hormonal", salienta.

Chiara afirma que a reposição ajuda a mulher a preservar a massa óssea, previne contra a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Ela só não indica a terapia de hormônios para mulheres que já tiveram câncer de mama, que têm trombose ou são fumantes. "O hormônio não provoca o câncer. Se a mulher já tem alguma lesão, ele pode estimular e fazer a lesão crescer, mas a reposição tem que ser feita a partir de um acompanhamento médico", adverte.

Menopausa

A menopausa é o nome dado à última menstruação. O período que antecede e sucede a menopausa é chamado de climatério. É nesta época em que as mulheres começam a ter ondas de calor, ressecamento vaginal, insônia, nervosismo e dores nas articulações. O fim da menstruação geralmente acontece em torno dos 45 anos.(...) segue

Fonte : Gazeta Online

Nenhum comentário: